top of page

O que exatamente é uma estratégia de marca?

  • Foto do escritor: André Viana
    André Viana
  • 10 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2022

Para ter sucesso em quase todos os aspectos da vida, precisamos de uma estratégia e, ao criar uma marca, não é diferente.



Antes de construir uma marca, é extremamente importante definir sua essência e criar ordem dentro de pensamentos e ideias. Para fazer isso, utilizar uma metodologia estruturada pode ajudar imensamente. Aqui no estúdio Naneki nós optamos pelo Business Model Canvas por acreditarmos ser uma ferramenta poderosa e abrangente. Honrar o processo é vital para atingir os melhores resultados possíveis. Uma estratégia de marca é uma documentação detalhada do pensamento central que fornecerá uma alma para a marca.


Durante este processo, aspectos importantes da marca serão determinados. Isso pode incluir o tom da marca, o principal alvo e segmentação e outros pontos de gestão de negócios que podem precisar ser abordados. Isso é discutido de perto com o cliente, levando em consideração o contexto e as necessidades da própria marca. Cada marca é única em muitos aspectos, ter claro o que torna sua marca especial e a quem você está se dirigindo ajudará a incorporar em seu DNA uma identidade com um espírito individual.


Geralmente esse esforço de bastidores não é facilmente percebido pelo cliente final, mas é fundamental criar marcas que se destaquem. Estabelecer os objetivos da marca desde o início do processo pode ser o ponto de partida para o sucesso, ter isso em mente conduzirá a marca exatamente para onde ela precisa chegar para, além de se destacar, atingir seus objetivos finais. Uma estratégia de marca ajudará a esclarecer também o cenário competitivo, a posição de mercado e as expectativas dos interlocutores, fornecendo uma visão precisa da posição do produto ou serviço em relação à concorrência.



A estratégia de marca pode ser traduzida como o fundamento de uma marca, uma espinha dorsal sólida que dará consistência, clareza e, consequentemente, uma identidade visual forte. Numa abordagem mais romântica, a estratégia de marca refere-se à criação da alma ou essência de uma marca, que lhe acrescentará aquele je ne sais quoi, e o branding nada mais é do que um reflexo disso. Após uma estratégia de marca clara, todos os elementos de design serão traduzidos sem esforço, tornando essa parte da construção da marca obrigatória. Uma marca sem uma estratégia de marca ainda não pode ser considerada, verdadeiramente, uma marca.


 
 
 

Comments


logo_icon_circle.png

© 2024 Todos os Direitos Reservados

Belo Horizonte /MG

Divinópolis / MG

Brasil

bottom of page